Institucional

Linha do tempo


1937
Declaração do Dia Pan-americano dos Viajantes, Agentes e Representantes Comerciais, no Congresso Pan-americano de Viajantes, Agentes e Representantes do Comércio, realizado em Buenos Aires, entre 25 de setembro e 02 de outubro de 1937, sendo o dia 1 de outubro a data escolhida para essa comemoração. Neste evento, além de delegados pertencentes a diferentes organizações da Argentina, participaram representantes do Brasil, Chile, México e Uruguai, com a finalidade de analisar e intercambiar experiências das problemáticas trabalhistas da América Latina. A realização deste encontro contribuiu para fortalecer o avanço em direção a uma regulamentação legal para proteger e enaltecer o trabalho dos Representantes Comerciais.

 

1938
Fundação do SIRCESP em 26 de junho de 1938 para representar oficialmente a Classe e promover serviços e benefícios. Foi reconhecido inicialmente como "Sindicato Patronal dos Agentes Representantes Comerciais de São Paulo".

carta-sindical
Carta Sindical - Representa o nascimento oficial do SIRCESP, por despacho de 23/12/1938 do Ministro de Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio, no processo nº 19290 de 1938.

 

1945
Alterada a denominação para "Sindicato dos Representantes Comerciais no Estado de São Paulo", em 9 de Outubro de 1945, por Resolução do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, devido a mudança da base territorial, estendendo seu campo de atuação para todo o Estado.

 

1988
Aprovada a atual denominação para "Sindicato dos Representantes Comerciais e das Empresas de Representação Comercial no Estado de São Paulo", em Assembleia Geral Extraordinária de 28/12/1988.

 

2008
70 Anos de SIRCESP”. Em 2008, o SIRCESP comemorou seus 70 anos. A história da entidade foi construída por pessoas engajadas na luta pela união e representatividade da Classe, sempre buscando praticar um sindicalismo mais humano, justo e solidário. Saiba mais clicando aqui