Notícias locais

17 de maio de 2021

Ação Urgente contra a Fome


O SIRCESP apoia a campanha do Programa Mesa Brasil

mesa_brasil_sesc

O SIRCESP apoia a campanha do Programa Mesa Brasil que tem por objetivo a arrecadação de alimentos não perecíveis, por meio de doações individuais realizadas nas unidades do SESC, em atendimento às necessidades crescentes da população, agravada pela pandemia.

Diariamente, toneladas de frutas, verduras, legumes e demais alimentos não utilizados ou vendidos em locais como feiras, padarias, supermercados, indústrias, centrais de abastecimento e restaurantes vão parar no lixo. São produtos in natura ou industrializados que não têm valor comercial, mas poderiam muito bem complementar a refeição de muitas pessoas. O Mesa Brasil Sesc São Paulo nasceu desse pensamento.

Criado em São Paulo em 1994 e, desde 2003, presente em todo o país, o programa funciona como uma rede de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos, baseado na parceria entre a sociedade civil, o empresariado e as instituições sociais. Por meio da coleta e da distribuição urbana, a iniciativa doa alimentos que seriam descartados para localidades onde fazem a diferença.

O Mesa Brasil Sesc São Paulo também possui uma frente educativa, oferecendo cursos, treinamentos e oficinas aos funcionários das empresas e instituições participantes. São aulas e palestras que orientam no preparo, armazenamento, aproveitamento integral e diversidade de cardápio — visando, assim, diminuir o desperdício.

Hoje, após mais de 20 anos, a iniciativa atende 63 municípios paulistas e arrecada 5 milhões de quilos de alimentos por ano. Estes alimentos complementam as refeições servidas a 170 mil pessoas atendidas em 1015 instituições sociais.

Tudo isso é possível graças à colaboração de 850 empresas doadoras, que, junto ao Sesc São Paulo, formam uma rede comprometida e empenhada no combate ao desperdício.

Atuação em São Paulo

O Mesa Brasil está presente em 19 unidades do Sesc em São Paulo. Na capital e Grande São Paulo, nas unidades: Campo Limpo, Carmo, Itaquera, Interlagos, Ipiranga, Santo André, Osasco. E no interior e litoral, nas unidades: Santos, Bauru, Piracicaba, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Taubaté, Campinas, Ribeirão Preto, Araraquara, São Carlos, Sorocaba e Jundiaí.

Você sabia?

O Mesa Brasil foi inspirado em um programa norte-americano. O diretor regional do Sesc em São Paulo, Danilo Santos de Miranda, chegou a estagiar como ajudante de motorista na City Harvest de Nova Iorque para entender o processo de recolhimento de comida em restaurantes e sua posterior distribuição a entidades.

Confiantes nessa união de esforços para fortalecer essa rede de solidariedade, faça sua doação, garantindo o atendimento maior de pessoas e famílias necessitadas.

 

Saiba mais em https://mesabrasil.sescsp.org.br/ 

 

 

Voltar para Notícias
https://www.kursusseomedan.com/ https://artdaily.com/bocoran-admin-jarwo.html http://www.radicalislam.org/ http://www.iwebtool.com/ https://researchnews.cc/bocoran-rtp-slot-live-tertinggi-hari-ini.html https://artdaily.cc/bocoran-admin-jarwo.html https://artdaily.com/bocoran-admin-riki.html http://dinnermode.org/