Notícias Fecomercio

7 de novembro de 2017

Confiança do consumidor paulistano volta a subir em outubro, aponta FecomercioSP


Após os registros de queda nos meses de agosto e setembro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) voltou a subir em outubro, impulsionado principalmente pela melhora já consolidada do cenário econômico atual. No mês, o ICC do município de São Paulo atingiu 102,8 pontos ante os 99,7 vistos em setembro, alta de 3,2%. Vale ressaltar que desde o início da crise política brasileira, em meados de maio, o indicador tem oscilado em torno dos 100 a 105 pontos sem estabelecer uma trajetória definida. Na comparação com o mesmo mês de 2016, quando o indicador marcou 106 pontos, houve uma redução de 3%.

O ICC é elaborado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e a escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

Os dois componentes do indicador voltaram a registrar alta em outubro. O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) cresceu 4,1% ao passar de 70,1 pontos em setembro para os atuais 73 pontos em outubro. O Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) registrou avanço de 2,8%, passando de 119,4 para 122,7 pontos em outubro. No comparativo anual, o ICEA apresentou alta de 23,5% e o IEC, queda de 10,6%

Os dois componentes do indicador voltaram a registrar alta em outubro. O ICEA cresceu 4,1%, ao passar de 70,1 pontos em setembro para os atuais 73 pontos em outubro. O IEC mostrou avanço de 2,8%, passando de 119,4 para 122,7 pontos em outubro. No comparativo anual, o ICEA apresentou alta de 23,5% e o IEC, queda de 10,6%. Confira a matéria completa aqui.

 

 

Voltar para Notícias