A FecomercioSP marcou presença na 1ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente das MPES de 2025, do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP). Participaram também secretários e demais servidores do ministério, membros do Fórum Permanente das MPES, além de Sebrae, Finep, CNI, entre outros.
Representantes do governo apresentaram dados de MEIs e PMEs no Brasil, que representam 98% dos CNPJs ativos no País e 35% do PIB. Trata-se de um universo de 44,9 milhões de brasileiros empreendedores, sendo 15,9 milhões de microempreendedores individuais, 7,7 milhões de microempresas e 1,3 milhão de empresas de pequeno porte, além de 20 milhões de informais.
Na pauta, questões como crédito para PMEs e reajuste do teto de faturamento do MEI. O MEMP estuda apresentar uma proposta de transição para o Simples Nacional, beneficiando o regime e evitando perda relevante de arrecadação para o governo – um pleito da FecomercioSP.
A capacitação empreendedora e qualificação da mão de obra como fator de produtividade nas empresas figurou como tema primordial, para o qual foi solicitado compromisso do Ministério.